Loading...

O BfK Ideas é o concurso que reúne as melhores ideias de negócio “nascidas do conhecimento" científico e/ou tecnológico.

Com uma edição anual, esta iniciativa visa divulgar e distinguir as ideias de negócio provenientes de Instituições de Ensino Superior públicas portuguesas, incentivando e apoiando o trabalho desenvolvido por estas Instituições e pelos seus Gabinetes de Transferência de Tecnologia.

Se tens uma ideia de negócio inovadora de base científica e tecnológica, selecionada  e estás associado a uma IES Pública portuguesa nacional, o BfK Ideas é para ti!

Born from knowledge Ideas

Play video

Destinatários


Estudantes e/ou investigadores propostos por uma Instituição de Ensino Superior Pública nacional, parceira do BfK Ideas.
Categorias a Concurso
Materiais e Indústria de base tecnológica – e.g., espaço; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); nanotecnologia; novos processos de produção avançada; criação de novos materiais ou melhoramento das capacidades de atuais; novas tecnologias ligadas à defesa, gestão de crises e de catástrofes;
Saúde – e.g., sistemas de saúde e de prestação de cuidados de elevada qualidade; compreensão de fatores determinantes da saúde; prevenção, tratamento, vigilância e gestão de doenças e deficiências; saúde ao longo da vida; envelhecimento ativo, autónomo e saudável;
Turismo & Indústrias Criativas – e.g., novas tecnologias associadas ao setor do turismo e às indústrias criativas;
Indústria agroalimentar – e.g., setor agroalimentar sustentável e competitivo que permita um regime alimentar seguro e saudável;
Recursos naturais & Oceanos – e.g., eficiência na utilização de recursos; eco-inovação; libertar o potencial dos recursos vivos aquáticos; bioeconomia e bioindústria; investigação marinha e marítima de natureza transversal;
Energia, Transportes & Infraestruturas inteligentes – e.g., redução do consumo de energia e da pegada de carbono; combustíveis alternativos e fontes de energia móveis; redes inteligentes; novos conhecimentos e tecnologias; transportes eficientes em termos de recursos e respeitadores do ambiente e smart cities.
Prémios
As ideias de negócio a concurso no BfK Ideas têm a oportunidade de ser selecionadas e premiadas em dois momentos distintos:
Candidatos BfK Ideas - Acesso a um programa de imersão de 2 dias, visando aperfeiçoar o desenvolvimento das ideias de negócio a concurso e capacitar os finalistas em técnicas de pitch;
Vencedores BfK Ideas - Acesso a um programa de aceleração de Ciência e Tecnologia (BfK Rise), visando a transformação do potencial de negócio da ideia em produtos e/ou serviços.


AcessoO BfK Ideas não tem um processo de candidatura. Para que uma ideia de negócio possa participar deve ser selecionada e proposta pela IES parceira do BfK Ideas.


Só se aceitam candidaturas referenciadas pelas IES parceiras.

 

CalendárioA seleção dos vencedores BfK Ideas ocorre uma vez por ano e contempla as ideias de negócios originadas no ano letivo anterior transato.
As datas da edição BfK Ideas 2018 serão divulgadas em breve!

BfK IDEAS 2017 l Programa de Imersão - Os Melhores Momentos

Play video

Edições AnterioresEdição de 2016 (fase piloto)

O Concurso BfK Ideas teve a sua 1ª edição em 2016 (fase piloto).
As ideias finalistas tiveram acesso a um programa de imersão promovido em parceria com a Porto Business School.
A Cerimónia de Entrega de Prémios e avaliação dos pitches dos finalistas ocorreu no dia 27 de outubro de 2016, nas instalações da ANI em Lisboa.
Às ideias de negócio vencedoras foram oferecidas entradas para o Web Summit 2016, o maior evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa.
Saber mais

Edição de 2017 (2ª edição)

As 15 ideias finalistas tiveram acesso a um programa de imersão de 4 dias, em Lisboa (26 a 27 de setembro de 2017, nas instalações da Beta-i) e no Porto (3 e 4 de outubro de 2017, nas instalações da ANI no Porto), promovido em parceria com a Beta-i.
A Cerimónia de Entrega de Prémios e avaliação dos pitches dos finalistas ocorreu no dia 12 de outubro de 2017, no TechDays Aveiro.
Às ideias de negócio vencedoras foi oferecido o acesso a um programa de aceleração de ciência e tecnologia, visando a sua capacitação para a transformação do potencial de negócio da ideia em produtos e/ou serviços, assim como serviços de consultoria e depósito de um pedido provisório de patente nacional (para o 1º classificado) e serviços de diagnóstico de Propriedade Intelectual ao projeto (para o 2º e 3º classificados), um apoio da Patentree - Intellectual Property.
Vencedores:

1º lugar - MyRNA diagnostics - Translating Molecular Biomarkers to Disease Diagnosis | i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
2º lugar - rhelNforce – Optimal Performance | Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
3º lugar - Power Phoenix grid – scale battery | TEMA - Centro de Tecnologia Mecânica e Automação​ da Universidade de Aveiro

Saber mais

Cabe às IES parceiras selecionar as ideias de negócio a concurso e preencher o respetivo formulário de candidatura.
Qualquer candidatura a título individual que não seja reconhecida como selecionada pela própria Instituição de Ensino Superior para esse fim, não será admitida.

Deverá ser escolhida apenas 1 ideia por Instituição de Ensino Superior, que a representará no BfK Ideas.

Para cada setor, o júri escolherá um vencedor. No tal haverá, no máximo, 6 vencedores por edição do concurso BfK Ideas. A ANI reserva-se o direito de não atribuir prémio em determinada categoria caso se verifique que nenhuma das candidaturas está acima de determinada pontuação mínima de excelência (i.e., thereshold), a determinar consoante os critérios de avaliação.

São 6 as categorias do Concurso: Materiais e Indústria de base tecnológica; Saúde; Turismo & Indústrias Criativas; Indústria agroalimentar; Recursos naturais & Oceanos e Energia, Transportes & Infraestruturas inteligentes.

Cabe à IES, aquando do preenchimento da candidatura, classificar a ideia de acordo com os setores a concurso.

Não. Apenas as IES Públicas portuguesas são elegíveis para selecionar e referenciar ideias de negócio dos seus alunos, docentes e/ou investigadores.

Apenas as IES que estão listadas são parceiras do BfK Ideas, sendo as únicas elegíveis para selecionar e referenciar ideias de negócio dos seus alunos, docentes e/ou investigadores.
Caso alguma IES Pública portuguesa não conste na lista de parceiros e tencione associar-se ao concurso BfK Ideas, deve contactar-nos através do formulário online.

Sim. O BfK Ideas destina-se precisamente a ideias de negócio e não a projetos já com alguma maturidade.
Pretende-se que o BfK Ideas capacite os promotores da ideia e alavanque o seu potencial de negócio.