Loading...

O BfK Ideas é o concurso que reúne as melhores ideias de negócio “nascidas do conhecimento" científico e/ou tecnológico.

Com uma edição anual, esta iniciativa visa divulgar e distinguir as ideias de negócio provenientes de Instituições de Ensino Superior públicas portuguesas, incentivando e apoiando o trabalho desenvolvido por estas Instituições e pelos seus Gabinetes de Transferência de Tecnologia.

Se tens uma ideia de negócio inovadora de base científica e tecnológica, selecionada  e estás associado a uma IES Pública portuguesa nacional, o BfK Ideas é para ti!

Born from knowledge Ideas

Play video

Destinatários


Estudantes e/ou investigadores propostos por uma Instituição de Ensino Superior Pública nacional, parceira do BfK Ideas.
Categorias a Concurso
Materiais e Indústria de base tecnológica – e.g., espaço; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); nanotecnologia; novos processos de produção avançada; criação de novos materiais ou melhoramento das capacidades de atuais; novas tecnologias ligadas à defesa, gestão de crises e de catástrofes;
Saúde – e.g., sistemas de saúde e de prestação de cuidados de elevada qualidade; compreensão de fatores determinantes da saúde; prevenção, tratamento, vigilância e gestão de doenças e deficiências; saúde ao longo da vida; envelhecimento ativo, autónomo e saudável;
Turismo & Indústrias Criativas – e.g., novas tecnologias associadas ao setor do turismo e às indústrias criativas;
Indústria agroalimentar – e.g., setor agroalimentar sustentável e competitivo que permita um regime alimentar seguro e saudável;
Recursos naturais & Oceanos – e.g., eficiência na utilização de recursos; eco-inovação; libertar o potencial dos recursos vivos aquáticos; bioeconomia e bioindústria; investigação marinha e marítima de natureza transversal;
Energia, Transportes & Infraestruturas inteligentes – e.g., redução do consumo de energia e da pegada de carbono; combustíveis alternativos e fontes de energia móveis; redes inteligentes; novos conhecimentos e tecnologias; transportes eficientes em termos de recursos e respeitadores do ambiente e smart cities.
Prémios
As ideias de negócio a concurso no BfK Ideas têm a oportunidade de ser selecionadas e premiadas em dois momentos distintos:
Candidatos BfK Ideas - Acesso a um programa de imersão de 2 dias, visando aperfeiçoar o desenvolvimento das ideias de negócio a concurso e capacitar os finalistas em técnicas de pitch;
Vencedores BfK Ideas - Acesso a um programa de aceleração de Ciência e Tecnologia (BfK Rise), visando a transformação do potencial de negócio da ideia em produtos e/ou serviços.


AcessoO BfK Ideas não tem um processo de candidatura. Para que uma ideia de negócio possa participar deve ser selecionada e proposta pela IES parceira do BfK Ideas.


Só se aceitam candidaturas referenciadas pelas IES parceiras.

 

CalendárioA seleção dos vencedores BfK Ideas ocorre uma vez por ano e contempla as ideias de negócios originadas no ano letivo anterior transato.
As datas da edição BfK Ideas 2019 serão divulgadas em breve!

BfK Ideas 2018 Programa de Imersão

Play video

 

 

Edições Anteriores

 

Edição de 2018 (3.ª edição)

As 18 ideias submetidas pelas Instituições de Ensino Superior Público tiveram acesso a um programa de imersão dividido por regiões. A primeira sessão realizou-se nos dias 3 e 6 de dezembro, no Instituto Politécnico de Santarém e a segunda sessão teve lugar a 4 e 7 de dezembro, no Porto, no Edifício UPTEC.

A final do BfK Ideas 2018, ocorreu no dia 12 de dezembro no PCI – Creative Science Park, em Aveiro. Os candidatos tiveram oportunidade de mostrar o potencial das suas ideias num pitch final, que culminará com o anúncio dos vencedores. Para os vencedores, o prémio é um programa de aceleração em ciência e tecnologia ao longo de três meses.

 

Vencedores:

  • Projeto TopoSEM, da Universidade do Minho (categoria “Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção”: desenvolvimento de um software capaz de transformar nano-imagens em imagens 3D;
  • Projeto PurAvTec – IgY Purification Technologies, da Universidade de Aveiro (categoria “Saúde”): desenvolvimento de um produto eficaz no combate a bactérias resistentes a antibióticos.
  • Projeto Figure Follow, do Instituto Politécnico de Lisboa (categoria “Turismo & Indústrias Criativas”): desenvolvimento de um software que melhora a performance no treino dos atletas de patinagem, nomeadamente na realização de figuras geométricas no ringue;
  • Projeto SNACk for fish, da Universidade do Porto (categoria “Indústria Agroalimentar”): desenvolvimento de um alimento que ajuda a controlar o aparecimento de doenças nos peixes de aquacultura.

Saber mais

 


 

Edição de 2017 (2.ª edição)

 

As 15 ideias finalistas tiveram acesso a um programa de imersão de 4 dias, em Lisboa (26 a 27 de setembro de 2017, nas instalações da Beta-i) e no Porto (3 e 4 de outubro de 2017, nas instalações da ANI no Porto), promovido em parceria com a Beta-i.
A Cerimónia de Entrega de Prémios e avaliação dos pitches dos finalistas ocorreu no dia 12 de outubro de 2017, no TechDays Aveiro.
Às ideias de negócio vencedoras foi oferecido o acesso a um programa de aceleração de ciência e tecnologia, visando a sua capacitação para a transformação do potencial de negócio da ideia em produtos e/ou serviços, assim como serviços de consultoria e depósito de um pedido provisório de patente nacional (para o 1º classificado) e serviços de diagnóstico de Propriedade Intelectual ao projeto (para o 2º e 3º classificados), um apoio da Patentree - Intellectual Property.

 

Vencedores:

  • 1.º lugar - MyRNA diagnostics - Translating Molecular Biomarkers to Disease Diagnosis | i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde
  • 2.º lugar - rhelNforce – Optimal Performance | Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • 3.º lugar - Power Phoenix grid – scale battery | TEMA - Centro de Tecnologia Mecânica e Automação​ da Universidade de Aveiro

Saber mais

 


 

Edição de 2016 (fase piloto)O Concurso BfK Ideas teve a sua 1ª edição em 2016 (fase piloto).
As ideias finalistas tiveram acesso a um programa de imersão promovido em parceria com a Porto Business School.
A Cerimónia de Entrega de Prémios e avaliação dos pitches dos finalistas ocorreu no dia 27 de outubro de 2016, nas instalações da ANI em Lisboa.
Às ideias de negócio vencedoras foram oferecidas entradas para o Web Summit 2016, o maior evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa.
Saber mais

 

Cabe às IES parceiras selecionar as ideias de negócio a concurso e preencher o respetivo formulário de candidatura.
Qualquer candidatura a título individual que não seja reconhecida como selecionada pela própria Instituição de Ensino Superior para esse fim, não será admitida.

Deverá ser escolhida apenas 1 ideia por Instituição de Ensino Superior, que a representará no BfK Ideas.

Para cada setor, o júri escolherá um vencedor. No tal haverá, no máximo, 6 vencedores por edição do concurso BfK Ideas. A ANI reserva-se o direito de não atribuir prémio em determinada categoria caso se verifique que nenhuma das candidaturas está acima de determinada pontuação mínima de excelência (i.e., thereshold), a determinar consoante os critérios de avaliação.

São 6 as categorias do Concurso: Materiais e Indústria de base tecnológica; Saúde; Turismo & Indústrias Criativas; Indústria agroalimentar; Recursos naturais & Oceanos e Energia, Transportes & Infraestruturas inteligentes.

Cabe à IES, aquando do preenchimento da candidatura, classificar a ideia de acordo com os setores a concurso.

Não. Apenas as IES Públicas portuguesas são elegíveis para selecionar e referenciar ideias de negócio dos seus alunos, docentes e/ou investigadores.

Apenas as IES que estão listadas são parceiras do BfK Ideas, sendo as únicas elegíveis para selecionar e referenciar ideias de negócio dos seus alunos, docentes e/ou investigadores.
Caso alguma IES Pública portuguesa não conste na lista de parceiros e tencione associar-se ao concurso BfK Ideas, deve contactar-nos através do formulário online.

Sim. O BfK Ideas destina-se precisamente a ideias de negócio e não a projetos já com alguma maturidade.
Pretende-se que o BfK Ideas capacite os promotores da ideia e alavanque o seu potencial de negócio.