Loading...

Startup portuguesa que ajuda médicos a chegar mais rápido a um diagnóstico clínico vence BfK Awards

No âmbito da parceria com a APDC, que promove em Portugal os World Summit Awards, a ANI premeia a start-up UpHill Health

 

UpHill Health foi o projeto nascido do conhecimento que conquistou o prémio Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI) no âmbito dos World Summit Awards (WSA). Trata-se de uma plataforma que combina os conhecimentos teóricos com treino prático, permitindo que os profissionais de saúde tenham acesso ao processo anterior a qualquer decisão clínica, selecionando artigos científicos e dando acesso à simulação virtual para treino e várias abordagens de tratamento e diagnóstico.

 

O desafio é comum e tende a intensificar-se: as atualizações no campo da saúde são constantes, mas demoram muito tempo a chegar aos hospitais. E quando chegam, por vezes, estão já desatualizadas. Foi para colmatar esta lacuna que Eduardo Freire Rodrigues, Duarte Sequeira e Luís Patrão, na altura a estudar Medicina na Universidade da Beira Interior, decidiram criar, em 2016, a UpHill Health.

 

Desde o seu lançamento, a UpHill conta já com mais de 100 mil utilizadores e as suas soluções são usadas pela maioria dos hospitais privados em Portugal. Mas esta plataforma não se restringe ao mercado nacional, contando já com utilizadores em mercados como Noruega, Suécia, Holanda e Grécia.

 

No ano passado, a UpHill registou crescimentos de utilização de 15% por semana, ou seja, os utilizadores realizaram entre 300 e 500 simulações e visualizaram mais de 5000 artigos.

 

Desde 2017, a ANI já premiou cerca de 30 projetos e empresas em concursos e prémios de inovação nacionais através do programa BfK. A UpHill Health foi distinguida entre os finalistas das oito categorias de projetos que vão representar Portugal nos WSA, uma plataforma internacional, apoiada pelas Nações Unidas, que faz a ponte entre uma rede global de empreendedores de projetos com impacto e uma comunidade internacional de peritos, mentores, líderes de governo, académicos e sociedade civil. Todos os anos, os WSA analisam as melhores inovações digitais com impacto social oriundas de mais de 180 países e elege os oito Global Champions. Em Portugal, são organizados pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

 

 

 

O Born From Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.