“Gripwise” foi reconhecido pela ANI
Um dinamómetro digital que permite monitorizar os cinco critérios de diagnóstico da síndrome de fragilidade dos idosos, desenvolvido pela start-up portuguesa Gripwise venceu a distinção Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuída pela ANI, na edição deste ano dos World Summit Awards, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).
A solução, que pretende prevenir e diagnosticar, de modo a tratar adequadamente a síndrome, poderá auxiliar 20 milhões de pessoas na Europa. A introdução do dispositivo no mercado está prevista para o segundo semestre deste ano.
O sistema Gripwise incorpora Inteligência Artificial e big data, integrando um dinamômetro portátil e fácil de usar, com aplicativo móvel associado, acessórios (para avaliar a força em diferentes grupos musculares, por exemplo) e uma plataforma em nuvem. Avalia a fragilidade nos idosos através de um procedimento sequencial simples, que pode ser feito por um usuário menos capacitado, sendo acompanhado de perto pelo profissional de saúde, mesmo remotamente. O dinamómetro possui ainda características únicas, que permitem disponibilizar jogos de exercício físico para aumentar a atividade física dos idosos e promover a sua reabilitação.
“O Gripwise é um projeto nascido do conhecimento, com elevado potencial de transferência para o mercado. Além de inovadora, a solução desenvolvida terá um enorme impacto na saúde de milhões de pessoas, numa altura em que a Europa, e não só, tenta combater os problemas criados pelo envelhecimento crescente da população. Reunidas estas condições, o Gripwise, é um justo vencedor da distinção BfK Awards”, afirma João Borga, administrador da ANI.