Uma solução com capacidade de otimizar o isolamento térmico global de um edifício; uma smart band, aplicação móvel e website para ajudar os idosos na gestão de medicamentos; uma aplicação mobile que permite a venda de pacotes e serviços voltados para a área do turismo acessível e inclusiva; e uma plataforma que permite reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos direcionados para doenças neurológicas. Estas foram as ideias vencedoras nascidas da investigação realizada em Instituições de Ensino Superior portuguesas premiadas, no passado dia 27 de outubro, na edição de 2021 do programa Born from Knowledge Ideas, promovido pela ANI, e que visa impulsionar uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso.
Numa iniciativa, marcada pelo regresso aos eventos presenciais e com a participação de Ana Catarina Gomes, da CBR GENOMICS como guest speaker, estiveram a concurso 34 projetos oriundos de IES de todos os pontos do país. Entre estes, o júri selecionou oito finalistas que apresentaram, uma última vez, as potencialidades das suas ideias para se tornarem negócios de sucesso. Quatro venceram nas respetivas categorias de “Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável”, “Turismo, Indústrias Culturais e Criativas”, “Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas” e “Saúde e Bem-estar”.
João Borga, Administrador da ANI, destacou o facto de este ser um “ano especial, não só porque estamos a sair de uma pandemia e a arrancar com a recuperação económica, mas porque conseguimos fazer duas edições do BfK Ideas e, ainda assim, apresentarmos projetos de qualidade, os quais antes mesmo de serem candidatos passaram por uma seleção rigorosa das instituições de ensino superior. Por isso, aqui estiveram os melhores projetos nascidos no ensino superior”. O responsável congratulou-se ainda pelo facto de nesta edição terem estado representados projetos de todos o país, do Minho ao Algarve e ainda da Madeira.
“Esta fase de ideação é talvez a mais crítica. Também aqui se nota a evolução e o papel que este programa tem desempenhado em aproximar a ciência das necessidades da economia. Há cinco anos, tínhamos de bater às portas, solicitando às instituições de ensino superior para mostrarem os seus projetos. Hoje, esse processo é já natural”, acrescentou João Borga.
As ideias de negócio distinguidas ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de 3 meses, também da responsabilidade da ANI. Estão previstas três edições - Norte, Centro e Alentejo - em que os participantes terão ao longo de três meses o acompanhamento próximo de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI, empresas, entre outros. O objetivo é capacitá-los de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.
Conheça os projetos vencedores da edição 2021 do BfK Ideas
Termy.co tem como foco otimizar o isolamento térmico tendo por base os recursos naturais.
Na categoria de “Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável”, o grande vencedor foi o projeto Termy.co, apresentado pela Escola Superior Artística do Porto. Termy.co é um projeto de economia circular direcionado aos construtores e arquitetos para acompanhá-los na realização de habitações saudáveis com pegada ecológica negativa, através de placas de isolamento térmico com base em resíduos industriais e agrícolas, inoculadas com micélio. O projeto pretende criar uma metodologia replicável e open source para uma empresa de escala reduzida e trabalhar com uma diversidade de fluxos de renda: venda de painéis, cogumelos gastronômicos, serviços de consultoria e educação.
ALL.iN: por um turismo mais acessível e inclusivo.
“Turismo, Indústrias Culturais e Criativas” foi a categoria em que o vencedor foi o projeto All.iN, representando a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. A principal atividade é a venda de pacotes e serviços voltados para a área do turismo acessível/turismo inclusivo, com foco em alojamento.
Balvia Care: ajudar os mais idosos na sua gestão de medicamentos e adesão às prescrições médicas.
Balvia Care é um projeto nascido no Instituto Politécnico de Bragança, que surge para ajudar os idosos na gestão de medicamentos e aumentar a adesão às prescrições médicas. A solução desenvolvida pela Balvia Care é um ecossistema composto por um dispensador de comprimidos, uma smart band, aplicação móvel e website, sistema inteligente na nuvem. Pretendem aumentar a independência, o estado de saúde e a comunicação com os cuidadores. Balvia Care foi a grande vencedor na categoria “Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas”.
Pick yoUR bRain: com recurso à inteligência artificial, pretende reduzir de forma eficaz os custos no desenvolvimento de novos tratamentos direcionados a doenças neurológicas.
A plataforma “Pick yoUR bRain” permite reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos direcionados para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, tais como Parkinson, Alzheimer. Esta plataforma, é baseada em algoritmos de Inteligência Artificial especialmente desenvolvidos para previsão de novos alvos terapêuticos e clarificação do mecanismo biológico da doença.