Loading...

Wildfire Protect recebe BfK AWARDS

No âmbito do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, o projeto Wildfire Protect, desenvolvido pela ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial e pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, venceu a distinção BfK AWARDS atribuída pela ANI.

O Wildfire Protect visa a conceção e implementação de um conjunto de ferramentas para a proteção ativa contra incêndios em zonas rurais e na interface urbano-florestal. Estas ferramentas incluem várias componentes, entre as quais telas ignífugas e sistemas de supressão do fogo utilizadas para o estabelecimento de um perímetro de defesa e barreira à progressão do fogo.

A “Árvore do Conhecimento” Born From Knowledge, uma escultura de Leonel Moura desenhada para esta distinção, foi entregue por Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, a propósito da atribuição da distinção BfK AWARDS, expressou o desejo de que “sirva de inspiração para os estudantes do ensino superior, para os investigadores e para o mundo rural em geral e que crie a consciência mais evidente de que na base de tudo o que queremos construir tem de haver formação e investigação. A investigação tem de estar indelevelmente ligada aos nossos contextos, aos nossos recursos naturais e ao nosso território e é com isto que estamos a trabalhar também na área da agricultura.”

A ADAI foi também vencedora na categoria Floresta, uma das 5 categorias a concurso e que valeu à instituição um prémio no valor de 5 mil euros.

A cerimónia de entrega do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola foi integrada na Conferência “Digitização enquanto futuro do setor”, que decorreu no dia 12 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Isabel Caetano, Administradora da ANI, marcou presença no evento em representação desta mesma instituição.

 

Notícias relacionadas:

Crédito Agrícola distingue 6 entidades e projetos com 30 mil euros (in AgroNegócios)

Agência Nacional de Inovação valoriza I&D (in Jornal de Negócios)