Loading...

ProtexAging desenvolve mecanismo para combater a Osteoartrose

A final do BfK Ideas 2019 distinguiu, no passado dia 10 de outubro, as quatro melhores ideias de negócio provenientes de Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Na categoria “Saúde e Bem-Estar”, a ideia vencedora foi a ProtexAging, da Universidade de Coimbra.

 

Afetando atualmente 90 milhões de pessoas em todo o mundo e gerando gastos de mais de 700 biliões de dólares por ano, a Osteoartrose é a forma mais comum de artrite e afeta cada vez mais jovens, sobretudo os praticantes de desporto. Esta condição médica caracteriza-se por ser altamente incapacitante.

 

De forma a ativar o mecanismo celular que trava a evolução dos danos causados pela idade, o PXA4 foi desenvolvido por uma equipa de alunos e docentes/investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Os testes in vitro deram bons resultados, pelo que atualmente estão a ser desenvolvidos estudos pré-clínicos de segurança e eficácia. Os próximos passos serão os testes em modelo animal.

 

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.