Loading...

De nutritivo a inovador: o snack que venceu a distinção Born from Knowledge nos Prémios ECOTROPHELIA

 

Créditos fotografia: João Pedro Rocha / ECOTROPHELIA Portugal

 

Nutritivo, delicioso, sustentável, prático e inovador. São estas as características que valeram ao produto Delichí, uma bolacha salgada com farinha de tempeh de chícharo, cebola e ervas, a distinção Born from Knowledge (BfK) atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Prémios ECOTROPHELIA Portugal 2019.

 

Este snack, que resultou do trabalho conjunto entre a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade da Lisboa, conquistou o título de melhor projeto “nascido do conhecimento” de base científica e tecnológica. A viagem à feira ANUGA e a peça de arte “Árvore do Conhecimento” foram entregues aos mentores do projeto pela mão do Presidente da ANI, Eduardo Maldonado, durante a cerimónia final do concurso.

 

O Delichí ficou em segundo lugar na competição geral e partilhou o pódio com a Salmar, uma conserva de salmão em escabeche com salicórnia, e com o InstaTwice, uma reinvenção das tradicionais sobremesas aletria e arroz doce, que conquistaram o primeiro e terceiro lugar, respetivamente.

 

Este ano, o ECOTROPHELIA Portugal, organizado pela Portugal Foods, mobilizou mais de 100 estudantes que participaram no desenvolvimento de produtos eco-inovadores nas categorias de padaria, bebidas, sobremesas, sopa, pequeno-almoço, refeições preparadas, cremes para barrar, produtos à base de carne, nutracêuticos e pastelaria.

 

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Um Projeto SIAC - Iniciativa de Transferência do Conhecimento