Na categoria “Turismo, Indústrias Culturais e Criativas”, a final do BfK Ideas 2019, que pretendeu premiar as quatro melhores ideias de negócio provenientes de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, distinguiu o projeto BackBone, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
O objetivo da plataforma online é capacitar jovens, dos 15 aos 30 anos, a desenvolver as suas competências sociais por intermédio de iniciativas coletivas de aprendizagem experiencial. Os serviços da BackBone (que incluem experiências criadas em conjunto, eventos, masterclasses, formação de equipas, mentoria, entre outros), são direcionados a pessoas e empresas.
O projeto visa contribuir para a criação de uma comunidade de jovens com ideias próprias, fortalecendo as competências pessoais mais valorizadas no atual mercado do trabalho. Com cada vez menos espaço, para o desenvolvimento pessoal, a equipa da Escola Superior de Hotelaria e Turismo acredita que existe atualmente uma sobrevalorização das hard skills num mundo cada vez mais competitivo.
O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.