Loading...

Francisco Galindo




É oficialmente uma spin-off da Universidade do Porto, já com designação de start-up, e o seu produto tem vindo a receber prémios como o Innovation prize da AUXDefence. rheINforce Optimal Performance é uma das tecnologias vencedoras da edição de 2017, e que otimiza as propriedades mecânicas de qualquer material sólido, reduzindo impactos, vibrações e volume. Com aplicabilidade em setores como Transportes, Desporto ou Construção, entre outros, a solução permite melhorar as propriedades mecânicas da cortiça, por exemplo, potenciando o seu uso em contextos que, por si só, estariam fora do seu alcance.

Atualmente, os investigadores estão a desenvolver o protótipo de um capacete de bicicleta em aglomerado de cortiça onde se aplica a tecnologia rheINforce. Um laboratório independente atestou que “o nosso capacete ultrapassa todos os testes definidos por norma, como qualquer outro capacete de bicicleta do mercado. A única diferença é que o nosso capacete tem 33% menos volume, foi produzido com materiais com pegada verde, contribuindo para eliminar plásticos de um só uso como a esferovite, e não precisa de chapa exterior”, adianta Francisco Galindo, investigador sénior da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Chief Technology Officer da rheINforce Optimal Performance.

Neste momento à procura de investidores, a start-up afirma “ter um potencial de negócio altíssimo, na ordem dos milhões de euros”.