Loading...

Domingos Xavier Viegas




“A distinção BfK Awards foi muito importante para o projeto FireProtect, Coordenado pela ADAI e com o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra como parceiro, na medida em que trouxe visibilidade e reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido no seio das nossas instituições ao longo de várias décadas, no estudo dos incêndios florestais e em prol da sociedade. De um modo particular, este prémio evidenciou e deu maior visibilidade ao esforço pioneiro que a ADAI tem desenvolvido no sentido de melhorar a proteção de pessoas e bens, que está a ser potenciada de um modo muito importante por este projeto. Esta distinção permitiu estreitar os laços de colaboração com a ANI, no sentido de produzir um trabalho cada vez com mais qualidade e preponderância, que dê resposta aos desígnios e necessidades do país e além-fronteiras.

Ao sermos agraciados com este reconhecimento, e tendo em conta a elevadíssima qualidade de todos os restantes candidatos ao prémio, tomamos ainda mais noção da relevância do nosso trabalho para a população e das expectativas que são depositadas em nós para a procura de uma resposta baseada no conhecimento e experiência para o drama dos incêndios florestais, que todos os anos assola o nosso país, com graves e profundas consequências a nível social, ambiental e económico. Fez-nos procurar com novo alento e vigor por essas respostas, tendo conduzido a um acelerar do desenvolvimento das soluções de proteção de pessoas e bens contra fogos florestais, a fim de ter protótipos passíveis de serem testados e validados no ano de 2018.

O Prémio da ANI, complementado pelo da Caixa de Crédito Agrícola, trouxeram uma ainda maior motivação a toda a equipa da ADAI. Para nós, mais que um orgulho, é um dever colocarmos o nosso saber e experiência ao serviço da população, no sentido de salvaguardar o seu bem-estar e segurança, assim como proteger o meio ambiente e a riqueza que constitui a nossa floresta.”