Loading...

Tecnologia que recupera terras raras do lixo eletrónico conquista distinção BfK Awards nos Prémios Empreendedor XXI

N9VE foi distinguida pela ANI

 

Uma tecnologia disruptiva, escalável e inovadora, com vista à recuperação de terras raras do lixo eletrónico, usando macroalgas, foi a vencedora da distinção Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuída pela ANI, no âmbito dos Prémios Empreendedor XXI.

 

Esta inovação desenvolvida pela N9VE, start-up de Aveiro, permite recuperar terras raras através da utilização de algas no processo de biossorção dos metais e apresenta-se como uma alternativa à mineração, processo que apresenta vários problemas ambientais e de saúde pública.

 

As propriedades magnéticas, elétricas, catalíticas ou luminescentes das terras raras são usadas em várias indústrias, como a de produção de turbinas eólicas, de telemóveis, computadores e de carros elétricos, sendo, por isso uma matéria-prima essencial para a transição para a energia verde. No entanto, o principal problema no seu uso reside na sua extração por mineração. É que além das reservas mundiais de terras raras serem de aproximadamente 120 megatoneladas, sendo expetável que se esgotem em 20 anos, a atual mineração e produção de terras raras é altamente poluente e tóxica para o planeta. Para se obter cerca de 7 kg destes elementos, produz-se 14 toneladas de lixo tóxico e radioativo.

 

A tecnologia desenvolvida pela N9VE apresenta-se como uma solução para este problema uma vez que permite recuperar e reciclar 90% dos reagentes. Simultaneamente, devido ao cultivo de algas, promove a descarbonização do planeta. 

 

“Este é um projeto que demonstra o poder do conhecimento para criar soluções sustentáveis para as necessidades da economia e que vão ao encontro dos objetivos europeus, nomeadamente nas áreas de transição para uma economia verde”, sublinha João Borga, administrador da ANI.

 

Os Prémios Empreendedor XXI são uma iniciativa promovida pelo BPI e pela DayOne - divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores - em parceria com a ANI, e conta com o apoio institucional do Ministério da Economia. Em 15 edições, já apoiaram o crescimento de mais de 430 empresas, com 6,7 milhões de euros em prémios.