Loading...

Solução que reduz hipótese de erro humano em Testes de Sangue vence distinção nos BfK Awards no World Summit Awards 2022

 

CRIAM foi distinguida pela ANI

 

Um dispositivo inovador, portátil e mais barato que os equipamentos convencionais, que permite testar o tipo de sangue em três minutos, foi o vencedor dos BfK Awards, atribuído pela ANI, no âmbito do WSA Portugal.

 

A solução, desenvolvida pela start-up portuguesa de 6 anos, CRIAM, permite chegar a um resultado de compatibilidade em situações de emergência, reduzindo a dependência face ao tipo de sangue O-. Este dispositivo pode ser utilizado em qualquer local e em vários cenários, como dentro de um veículo de emergência em movimento ou em locais de difícil acesso sem internet ou energia.

 

João Mendes Borga, afirma que “o CRIAM é uma solução absolutamente inovadora, sem concorrência no mercado, e que face ao desenvolvimento atual da medicina e à necessidade de agilizar cada vez mais os processos de saúde, este projeto será facilmente aceite no mercado, sendo este o seu principal objetivo.” O administrador da ANI realça ainda o fato de o CRIAM resultar de uma spin-off da Universidade do Minho como “mais um exemplo de que a transferência de conhecimento para a economia está a acontecer e que contribuí para que Portugal tenha uma oferta cada vez mais competitiva e diferenciada nos mercados globais”.

 

Com sede em Braga, a CRIAM estima um mercado potencial de 4 biliões de euros, distribuídos por cerca de 170 mil hospitais e 100 mil ambulâncias. A start-up destaca como potenciais clientes, os mercados de saúde, militar, governamental e Organizações Não-Governamentais. Geograficamente, a CRIAM apontará primeiro à UE e aos EUA para tipagem sanguínea, à UE para testes sorológicos COVID-19, e mercados emergentes de África e Sul da Ásia para testes de Tuberculose.

 

A ANI já premiou, desde 2017, 50 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Crédito Agrícola, COTEC, BPI e Altice Labs, através do programa BfK.

 

Mais informação sobre este evento aqui.