Loading...

Solução que deteta precocemente doenças respiratórias em 20 minutos vence distinção BfK Awards nos prémios AIIA 2022

 

eRDT IPLEXMED foi distinguida pela ANI

 

A solução eRDT IPLEXMED, que permite realizar o diagnóstico de doenças respiratórias em casa, em apenas 20 minutos, recebeu a distinção Born from Knowledge Awards (BfK) Awards, atribuído pela ANI, no âmbito, da edição 2022, dos Altice International Innovation Awards (AIIA).

 

A IPLEXMED, uma start-up de Braga, em parceria com a Universidade do Minho e o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), apresentou uma plataforma de diagnóstico não invasiva, em contexto doméstico, de infeções respiratórias clínicas, que visa reduzir a infeção por bactérias multirresistentes, a que doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) são particularmente vulneráveis.

 

Esta solução é portátil e oferece resultados rápidos e práticos, conseguindo fazer diferentes análises com apenas uma amostra. Esta tecnologia funciona através de um cartucho, que recolhe, por exemplo, amostras de saliva, que por sua vez é ligado ao computador, acedendo à base de dados ou à cloud do doente. Os seus sensores de grafeno capturam moléculas, dando resultados em 20 minutos. Os equipamentos são fornecidos a centros de saúde, mas também diretamente aos pacientes.

 

Atualmente existem cerca de um bilião de pessoas que sofrem de doenças respiratórias crónicas. Destas, aproximadamente 380 milhões são diagnosticadas com DCOP, a terceira causa de morte em todo o mundo. Estima-se que a DCOP custe aos países Europeus cerca de 48 biliões de euros por ano.

 

João Mendes Borga, administrador da ANI, destaca que “no espaço de uma semana, a Agência Nacional de Inovação premiou com o BfK Awards dois projetos nascidos nas Instituições de Ensino Superior, neste caso, coincidentemente, na Universidade do Minho, que permitem acelerar diagnósticos e salvar vidas. A pandemia veio mostrar-nos como a rapidez na medicina é cada vez mais perentória. Além disso, num cenário em que o nosso Sistema Nacional de Saúde já sente os efeitos do envelhecimento gradual da população portuguesa com aumento de custos que podem colocar em causa a sua sustentabilidade a longo prazo, projetos como o da IPLEXMED assumem ainda mais importância”.

 

Esta start-up, fundada em 2021, tem-se dedicado ao desenvolvimento e amadurecimento do eRDT IPLEXMED, estando atualmente em fases de angariação de financiamento privado e público, para lançar a tecnologia para níveis de prontidão mais altos. A IPLEXMED conta com uma vasta rede de importantes parceiros em diversas áreas de negócio. Para a fabricação e dimensionamento de sensores de grafeno, contará com a parceria do INL, da Applied NanoLayers e da Graphenea. No design e na integração dos sensores num cartucho descartável irá trabalhar com a Everythink e a Untile trabalhará no desenvolvimento de software e front end/back end.

 

A IPLEXMED estabeleceu, também, uma colaboração com a Clinic Academic Center 2 CA, uma entidade externa integrada no Hospital de Braga e responsável pelos ensaios clínicos nacionais, que atualmente trabalha na validação da tecnologia, com amostras biológicas complexas e amostras de pacientes, tendo iniciado o processo de certificação IVDR.

 

Desde 2017, a ANI já premiou perto de 50 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Crédito Agrícola, COTEC, BPI e Altice Labs, através do programa BfK.