Loading...

eBreathie conquista distinção BfK Awards no Prémio HINTT 2022

 

Dispositivo médico torna inalador tradicional para asmáticos em inalador “inteligente” e conectável

 

O eBreathie, desenvolvido pela startup com o mesmo nome, venceu um BfK Awards, distinção atribuída pela ANI, no âmbito do Prémio HINTT, iniciativa que visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das TIC na área da saúde.  Para além da distinção BfK Awards, a eBreathie conquistou, também, a categoria Startup Innovation.

 

Trata-se de um smart-inhaler, ou seja, um inalador “inteligente”, que através de um sensor adaptado ao inalador que o doente já utiliza, consegue transmitir informações úteis e fidedignas a uma aplicação móvel, que irá ajudar não só o doente a ter uma melhor qualidade de vida, mas também o seu médico a gerir melhor a doença e respetiva medicação. O dispositivo apresenta também uma característica que o distingue da concorrência ao indicar ao doente asmático, em tempo real, se está a utilizar o inalador de forma correta. Os dados recolhidos são depois disponibilizados ao médico assistente, o que garante uma prestação de cuidados de saúde mais personalizada e próxima.

 

Nesta fase, o projeto encontra-se a realizar testes de usabilidade de ambos os protótipos – hardware (dispositivo médico) e a aplicação móvel, que estão totalmente integrados, em ambiente laboratorial.

 

As mentoras do eBreathie afirmam ainda que existe evidência científica validada sobre os impactos da utilização de smart-inhalers no geral. Esta demonstra que o seu uso aumenta em 23% o número de dias sem quaisquer sintomas, após um ano de utilização; diminui em 39% a utilização de medicação de alívio, no mesmo período; e ainda que 62% dos utilizadores com asma não controlada passaram a ter menos idas à urgência e menos hospitalizações.

 

A ANI associou-se, este ano, pela primeira vez ao Prémio HINTT, que pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção das tecnologias de informação e comunicação, através do BfK Awards, que visa distinguir os projetos que “nasceram do conhecimento” e empresas que mais de destacam em atividades de I&D.