Loading...

Dispositivo que deteta e monitoriza a síndrome de fragilidade vence distinção BfK no World Summit Awards

Gripwise” foi reconhecido pela ANI

 

Um dinamómetro digital que permite monitorizar os cinco critérios de diagnóstico da síndrome de fragilidade dos idosos, desenvolvido pela start-up portuguesa Gripwise venceu a distinção Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuída pela ANI, na edição deste ano dos World Summit Awards, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

 

A solução, que pretende prevenir e diagnosticar, de modo a tratar adequadamente a síndrome, poderá auxiliar 20 milhões de pessoas na Europa. A introdução do dispositivo no mercado está prevista para o segundo semestre deste ano. 

 

O sistema Gripwise incorpora Inteligência Artificial e big data, integrando um dinamômetro portátil e fácil de usar, com aplicativo móvel associado, acessórios (para avaliar a força em diferentes grupos musculares, por exemplo) e uma plataforma em nuvem. Avalia a fragilidade nos idosos através de um procedimento sequencial simples, que pode ser feito por um usuário menos capacitado, sendo acompanhado de perto pelo profissional de saúde, mesmo remotamente. O dinamómetro possui ainda características únicas, que permitem disponibilizar jogos de exercício físico para aumentar a atividade física dos idosos e promover a sua reabilitação.

 

“O Gripwise é um projeto nascido do conhecimento, com elevado potencial de transferência para o mercado. Além de inovadora, a solução desenvolvida terá um enorme impacto na saúde de milhões de pessoas, numa altura em que a Europa, e não só, tenta combater os problemas criados pelo envelhecimento crescente da população. Reunidas estas condições, o Gripwise, é um justo vencedor da distinção BfK Awards”, afirma João Borga, administrador da ANI.