Loading...

ANI vai premiar um dos finalistas dos prémios AIIA com distinção BfK

 

ANI entrega distinção BfK desta 4.ª edição no próximo dia 18 de novembro

 

A ANI, através do programa Born from Knowledge, aliou-se, mais uma vez, ao Altice International Innovation Award (AIIA) para premiar o melhor projeto ou empresa nascidos do conhecimento científico. Os finalistas da edição deste ano já são conhecidos, sendo que a cerimónia de entrega de prémios está marcada para o próximo dia 18 de novembro, pelas 17h30. O momento poderá ser acompanhado através das redes sociais Altice e do portal sapo.pt

 

Os prémios AIIA, que têm como principal objetivo premiar a inovação tecnológica, receberam um total de 116 candidaturas, tornando esta quarta edição na mais concorrida de sempre.

 

O vencedor da distinção BfK receberá o troféu “Árvore do Conhecimento” – uma peça de arte da autoria do artista Leonel Moura, que pretende premiar projetos e empresas resultantes de atividade de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

 

Os seis finalistas dividem-se, este ano, em duas categorias:

Academia

  • ARGIS – Augmented Reality for Geographical Inofrmation Systems
  • Citymetric
  • Passive Backscatter Sensors for Internet of Things applications

Startup

  • AqualInSilico
  • C-mo: the revolutionary cough-monitoring wearable
  • REE+Li

 

Em 2019, o projeto iLof – Intelligent Lab on Fiber foi o vencedor da distinção Born from Knowledge. A tecnologia criada por três investigadores da Universidade do Porto recorre a algoritmos de inteligência artificial para potenciar o sucesso dos ensaios clínicos em doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

 

O Born From Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.