Loading...

Born from Knowledge renova parceria com Prémios Empreendedor XXI

Candidaturas decorrem até 4 de dezembro

 

A ANI renovou a parceria com o BPI e a Fundação La Caixa, através do programa Born from Knowledge (BfK), no âmbito dos Prémios Empreendedor XXI. Pelo segundo ano consecutivo, será entregue a distinção BfK à melhor empresa portuguesa “nascida do conhecimento” e que mais se destaque em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), consoante os critérios de avaliação do BfK Awards. Além do troféu “Árvore do Conhecimento”, a startup vencedora receberá ainda um prémio monetário no valor de cinco mil euros. As candidaturas encerram a 4 de dezembro.

 

Os Prémios Empreendedor XXI pretendem identificar, reconhecer e acompanhar as empresas inovadoras com menos de três anos de atividade e elevado potencial de crescimento. Alargada à participação de empresas portuguesas em 2017, a edição do ano passado distinguiu projetos empresários ibéricos dos setores de Ciências da Vida, Tecnologias de Informação, Negócios Digitais, Tecnologias Industriais e Agroalimentar em duas categorias: “Maior potencial de crescimento no seu setor” e “Maior impacto no seu território”. Esta última distinguiu empresas do Norte e Centro e do Sul e Ilhas.

 

A edição deste ano volta a distinguir uma empresa por cada um dos setores considerados, que receberão um prémio de 15 mil euros cada. As cinco empresas vencedoras e as restantes 10 finalistas (duas de cada setor) terão ainda acesso a um programa internacional de desenvolvimento organizado com a Singularity University, em Sillicon Valley, EUA. Por sua vez, as 17 startups com maior impacto nos respetivos territórios em Espanha (uma por cada comunidade) e as duas em Portugal (uma por região) receberão um prémio de cinco mil euros cada e poderão ainda ser convidados a participar no DayOne Innovation Summit. No total, serão premiadas 37 empresas.

 

Na cerimónia de entrega de prémios, agendada para março de 2020, será conhecida ainda a empresa distinguida pelo Born from Knowledge, selecionada entre os finalistas aos Prémios Empreendedor XXI.

 

Na edição do ano passado, a vencedora da distinção BfK foi a NU-RISE, uma startup que se dedica à comercialização do PRO-DOSE, um dispositivo médico inovador para dosimetria in vivo em braquiterapia, com alta sensibilidade e versatilidade, capaz de agir onde mais nenhum dispositivo consegue, colmatando a falha na monitorização da dose nos regimes que requerem o uso de um dispositivo sensível, flexível e de pequenas dimensões, como é o caso da braquiterapia prostática de baixa taxa de dose (LDR), permitindo a redução dos efeitos secundários desta terapêutica, do tempo de recobro e dos custos do tratamento.

 

Mais informação e candidaturas

O BfK é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.