Criar e apresentar soluções de combate ao SARS-CoV-2 é o objetivo de mais uma edição do Prémio i3S Health Innovation Prize que conta, pelo terceiro ano consecutivo, com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI) que irá atribuir a distinção Born from Knowledge ao melhor projeto de base científica e tecnológica.
A iniciativa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, vai reconhecer - com um prémio monetário de até 20 mil euros - soluções inovadoras e inteligentes de combate ao SARS-CoV-2 que se enquadrem na prevenção e monitorização, proteção dos profissionais de saúde, realização de diagnósticos seguros e até no fornecimento de compostos para o tratamento da doença. As candidaturas devem ser submetidas até 6 de maio.
Esta distinção anual premeia projetos inovadores que resultem de dispositivos médicos e/ou tecnologias de monitorização de diagnósticos de saúde e biomedicina.
O troféu “Árvore do Conhecimento” será entregue ao melhor projeto nascido do conhecimento científico e tecnológico de acordo com os critérios de avaliação do BfK Awards. A última distinção foi entregue ao projeto Hecolcap, um novo modelo para o tratamento de infeções ósseas. Na edição de 2017, a ANI premiou o MagCyte, que, de forma precoce, auxilia o diagnóstico de células cancerígenas através do uso de técnicas de imagiologia.
Para se inscrever e consultar o regulamento do prémio visite o site do i3S Health Innovation Prize.
O BfK é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.