Loading...

BfK premeia solução de Bio-descontaminação para hospitais

 

A Agência Nacional de Inovação (ANI) aliou-se ao BPI e à DayOne, divisão do CaixaBank especializada em empresas de tecnologia e inovação, para mais uma edição dos Prémios Empreendedor XXI. Através do programa Born From Knowledge (BfK), a ANI premiou com cinco mil euros a empresa Delox que apresentou o melhor projeto nacional nascido do conhecimento científico e tecnológico a concurso.

 

Para além do prémio monetário, a Delox arrecadou o troféu “Árvore do Conhecimento” - peça de arte da autoria do artista Leonel Moura atribuída aos vários projetos que a ANI premeia no âmbito do BfK Awards.

 

A Delox, startup fundada há dois anos, desenvolve sistemas de Bio-descontaminação para a Saúde, Indústria Farmacêutica, Indústria 4.0, Bio-defesa e Espaço. Este projeto pretende tornar o processo de descontaminação mais eficaz, rápido e acessível num mundo cada vez mais exposto a infeções, resistência antimicrobiana ou pandemias como a que hoje vivemos.

 

As soluções que a Delox está a desenvolver deverão chegar a hospitais e laboratórios da indústria farmacêutica, nos quais os ambientes estéreis são condição essencial, no próximo ano.

 

Os Prémios Empreendedor XXI distinguiram ainda, em Portugal, as startups Sensei Tech e HiJiffy. A iniciativa contou, mais uma vez, com a presença do Presidente da ANI, Professor Eduardo Maldonado, no júri da Categoria Territorial Norte e Centro de Portugal destes prémios que, nesta sua terceira edição, receberam um total de 139 candidaturas de startups portuguesas.

 

A distinção atribuída pela ANI tem como objetivo reconhecer projetos e empresas “nascidas do conhecimento” e que mais se destaquem em atividades de I&D. O BfK Awards está presente em alguns dos mais prestigiados concursos e prémios de inovação em Portugal. Na última edição desta iniciativa, a ANI distinguiu a Nu-Rise, startup portuguesa, com a solução “PRO-DOSE” que permite aperfeiçoar a radioterapia nos cancros da próstata e da mama.

 

O BfK é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.