Loading...

BfK premeia projeto que visa combater a doença de Alzheimer

O iLof - Intelligent Lab on Fiber, um projeto de três investigadores da Universidade do Porto, venceu a distinção Born from Knowledge (BfK), atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no Altice International Innovation Award (AIIA).

 

Esta tecnologia recorre a algoritmos de inteligência artificial aplicados a big data para potenciar o sucesso dos ensaios clínicos em doenças neurodegenerativas, nomeadamente nos doentes de Alzheimer. O objetivo passa pela redução de custos e por uma seleção mais eficaz de pacientes sujeitos a ensaios, no sentido de encontrar mais rapidamente a cura para uma doença que afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

O prémio foi atribuído na quarta-feira, 13 de novembro, em Lisboa. Além da distinção BfK, o iLof venceu ainda o AIIA na categoria “Startups”.

 

Este foi o terceiro ano consecutivo em que a ANI se associou , através do programa BfK, a esta iniciativa da Altice Portugal, tendo atribuído, para além do troféu “Árvore do Conhecimento”, um prémio no valor de €5.000.

 

Recentemente, iLof recebeu um financiamento no âmbito do Wild Card, um programa de aceleração do EIT Health, o maior consórcio mundial na área da saúde.

 

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.