Loading...

Armadilha para monitorização de pragas conquista distinção BfK Awards nos Prémios Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola

Smart Trap foi distinguido pela ANI

 

O Smart Trap, a inovação que permite a monitorização remota do inseto vetor da Flavescência Dourada, foi o projeto vencedor da distinção Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuída pela ANI, na 8º edição Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola.

 

A tecnologia executada no Projeto FDControlo, desenvolvido pelo INESC TEC, visa o entendimento da importância dos hospedeiros alternativos da dispersão da doença Flavescência Dourada (FD) em vinhas e adicionalmente a pragas em olivicultura.

 

Uma vez que, o setor vitivinícola desempenha um papel primordial na economia nacional e os vinicultores dependem de um bom estado fitossanitário das videiras, a solução permite intervir atempadamente na sua infeção, através da classificação à distância de insetos e à emissão de um alerta aquando da sua presença.

 

O projeto encontra-se em fase de testes, pelo que, uma vez validado o protótipo e a propriedade intelectual protegida, será apresentado a empresas de tecnologia que promovem soluções na área, de forma a chegar ao utilizador final. Esta armadilha inteligente será apresentada em feiras de controlo de doenças e pragas e feiras de vinhos, para obter reconhecimento do sector e promover a tecnologia junto dos mercados alvo.

 

“É com enorme satisfação que a Agência Nacional de Inovação (ANI) se associa, pela sexta vez a esta iniciativa. Nesta edição premiámos uma armadilha inovadora que permite monitorizar remotamente insetos 5-10 vezes mais pequenos que outros insetos já detetados por armadilhas. À excelência tecnológica, acresce o seu potencial impacto ambiental, social e económico, que nunca devem ser desligados das atividades de I&D”, sublinha João Borga, administrador da ANI.

 

Esta edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que dá destaque ao tema da Sustentabilidade, em linha com as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no setor e com a estratégia do Crédito Agrícola, atribui prémios em cinco categorias: Agroindústria 4.0; Biotecnologia e Bioeconomia; Produtores Inovadores; Inovação em Parceria; e Projeto de Elevado Potencial promovido por Associado Crédito Agrícola.