Loading...

ANI atribui distinção nos Prémios Empreendedor XXI

Candidaturas até 5 de dezembro

 

A ANI volta a associar-se ao BPI, através do programa Born from Knowledge (BfK), para a 6.ª edição dos Prémios Empreendedor XXI. As candidaturas decorrem até 5 de dezembro e estão abertas a empresas e start-ups de base tecnológica com menos de três anos de atividade.

 

Esta iniciativa, dinamizada em Portugal pelo banco BPI e em Espanha pela CaixaBank, através da DayOne, pretende apoiar o desenvolvimento das start-ups em Portugal e fomentar o crescimento do ecossistema empreendedor, através da distinção de projetos inovadores em diversos setores de atividade.

 

Pelo 5º ano consecutivo, a ANI vai entregar a distinção BfK Awards à melhor empresa ou start-up portuguesa nascida do conhecimento científico e tecnológico e que mais se tenha destacado em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), com a atribuição do troféu “Árvore do Conhecimento”.

 

Os Prémios Empreendedor XXI decorrem nos dois países, em paralelo, no caso das categorias territoriais (2 regiões em Portugal e 17 em Espanha), e, em conjunto, nas categorias setoriais (6 prémios desafios a nível ibérico). Na edição anterior, candidataram-se 763 start-ups ibéricas, das quais 102 portuguesas.

 

Foram definidos seis desafios para este ano:

  • Banca XXI: transformação digital e tecnológica do setor financeiro: soluções inovadoras que acrescentam valor ao leque de produtos e serviços oferecidos pelo setor financeiro (banca e seguros).
  • Cidade XXI: cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas: Destinada a empresas que propõem soluções para melhorar as cidades onde vivemos.
  • Planeta XXI: sustentabilidade ambiental, um planeta melhor para as novas gerações: este desafio procura propostas inovadoras que ajudem a encontrar a melhor solução para um estilo de vida menos agressivo com os recursos naturais.
  • Silver XXI: assegurar o envelhecimento ativo e uma vida longa e saudável, através da tecnologia: este desafio dirige-se a setores como a tecnologia etária, as ciências da vida, a saúde digital, a mobilidade reduzida, o turismo sénior, o desporto, o fitness.
  • Semente XXI: transformação digital e inovação no sector agroalimentar: soluções tecnológicas relacionadas com a indústria agroalimentar para estabelecer uma produção mais eficiente, eficaz, sustentável e saudável.
  • Vive XXI: digitalização, novos modelos de negócio do setor da hotelaria, restauração, turismo e lazer: soluções que ajudam a reativar o setor, bem como novos modelos de negócio inovadores e soluções que contribuem para a sua digitalização.

 

Em Portugal são atribuídos dois prémios monetários, no valor de 6 mil euros, às empresas com maior impato na área geográfica de origem, um na zona Norte e Centro e outro em Lisboa, Sul e ilhas. As empresas candidatas concorrem também, a nível ibérico, ao “Prémios Desafios”, que premiam as empresas, com um valor de 20 mil euros, que estejam mais preparadas para responder aos atuais desafios do setor financeiro e da sociedade.

 

Na última edição do concurso, a N9ve, uma start-up que investiga e desenvolve tecnologias na área da remoção, concentração e recuperação de elementos de terras raras (REE) a partir de águas contaminadas e soluções aquosas, recorrendo a macroalgas vivas, foi a vencedora do BfK Awards.

 

Faça a sua candidatura aqui.

Saiba mais informações sobre os Prémios Empreendedor XXI.

Saiba mais sobre o programa BfK aqui.