Loading...

AgroGrin TECH quer ajudar a acabar com o desperdício da indústria alimentar

No passado dia 10 de outubro ocorreu a final do BfK Ideas 2019, que pretendeu premiar as quatro melhores ideias de negócio provenientes de Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Na categoria “Recursos Naturais, Ambiente e Alterações Climáticas”, o destaque foi para a AgroGrin TECH, da Universidade Católica Portuguesa.

 

A indústria alimentar é atualmente um dos grandes responsáveis pelo desperdício mundial. Além disso, as empresas gastam milhões no tratamento e depósito destes resíduos. De forma a melhorar a sustentabilidade ambiental e empresarial, o projeto AgroGrin TECH pretende transformar o desperdício em novos produtos, que serão posteriormente reintroduzidos na agroindústria.

 

A equipa desenvolveu uma técnica focada na indústria da fruta. A tecnologia, já patenteada, pode ser aplicada a outras áreas do setor alimentar. Na empresa Nuvifruits – que gera todos os anos 385 toneladas de desperdício – já se transforma casca de ananás em produtos como enzimas ou farinhas, que podem ser vendidos a outros setores de produção, permitindo gerar um retorno de 1 milhão de euros.

 

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.