Loading...

4º concurso de ideias Born from Knowledge promete revelar projetos inovadores

Final realiza-se a 10 de outubro no IPMAIA

Por vezes, a ideia surge da própria experiência pessoal, da observação de uma lacuna ou, simplesmente, de um espírito empreendedor. As fontes são diversas, mas a noção de como concretizar nem sempre é imediata. Valorizar o conhecimento científico e tecnológico é a missão do Born from Knowledge (BfK), promovido pela ANI, no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER.

 

O concurso de ideias BfK, final nacional das melhores ideias de negócio de estudantes e investigadores de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, recebe anualmente projetos submetidos pelas IES parceiras, incentivando e apoiando o trabalho que desenvolvem.

 

A edição de 2019 desta iniciativa recebeu um total de 30 ideias de negócio em quatro categorias: Saúde e Bem-Estar; Turismo, Indústrias Culturais e Criativas; Recursos Naturais, Ambiente e Alterações Climáticas; e Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção. Os concorrentes vão ter a oportunidade de participar num programa de imersão, que servirá para aperfeiçoarem o desenvolvimento das ideias e o seu modelo de negócio. Nos dias 17 e 23 de setembro decorre a preparação dos participantes da região Norte - na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real - e, nos dias 19 e 25 de setembro, a dos concorrentes das regiões Centro e Alentejo - no Tagus Valley – Parque Tecnológico do Vale do Tejo, em Abrantes.

 

Mas o grande momento será a final do concurso, no dia 10 de outubro, no IPMAIA. Durante a manhã, as equipas apresentarão os seus projetos diante de um júri especialista em cada uma das categorias. No período da tarde, terá lugar uma sessão pública com as ideias finalistas (duas por categoria) e serão anunciados os vencedores, que serão premiados com o acesso direto a um programa de aceleração em ciência e tecnologia com a duração de três meses.

 

Criar um produto eficaz no combate a bactérias resistentes a antibióticos; desenvolver um software capaz de transformar nano-imagens em imagens 3D; obter um alimento que consiga controlar doenças de peixes de aquacultura; utilizar software para ajudar atletas de patinagem a treinar melhor. Estas foram as quatro ideias vencedoras na edição do concurso de ideias BfK 2018. Que ideias e projetos inspiradores nos trará a quarta edição?

 

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Consulta a agenda do evento

 

Um Projeto SIAC - Iniciativa de Transferência do Conhecimento