Loading...

15 projetos Born from Knowledge apresentam-se ao mercado em Demo Days

 

 

Foram três meses de capacitação intensiva com a participação de mentores especialistas em diversas áreas. Tudo para que projetos nascidos de investigação académica, mas com potencial de negócio, se possam apresentar ao mercado de forma estruturada e convincente. Os resultados serão conhecidos em dois Demo Days, no próximo dia 23 de junho, uma iniciativa que terá início às 16h00 para a Edição Centro e às 17h30 para a Edição Alentejo. Ambos decorrerão online.

 

O BfK Rise, uma das vertentes de intervenção do programa Born from Knowledge, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), procura, assim, facilitar a transferência do conhecimento e das tecnologias da Academia para o mercado. As Edições Centro e Alentejo capacitaram projetos nascidos no ensino superior em áreas como desporto, saúde animal, agrotech, saúde humana, tecnologia, ação humanitária.

 

Figure Follow, My Puppy Plan, OliveID, ProtexAging, Psychomesure, TopoSEM, Touseguro e Winter Protect foram os oito projetos selecionados para participar na Edição Centro do Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia, e que terão a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio num Demo Day online a representantes de entidades institucionais, agentes académicos, investidores e comunidade empreendedora. Por sua vez, da Edição Alentejo saíram sete projetos: Bloodless, FoodAccept, HiCASS, ImproVITA, Nautilus, ProTubera e ReWhey.

 

Nas suas três edições, o BfK Rise contou com três bootcamps diferentes (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e "vender" a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day.

 

A agenda das primeiras sessões de trabalho contemplou um conjunto de atividades que visaram a preparação de um Business Model Canvas, a análise de Competidores e a apresentação de propostas de Minimum Viable Product (MVP) para cada projeto. Por outro lado, as ações de mentoria funcionaram como um elo de ligação entre cada atividade, representando um suporte essencial à curva de aprendizagem e desenvolvimento dos grupos. Empreendedores, inovadores, startup founders e cientistas, com trajetórias e formações diversas, orientaram os participantes, transmitindo-lhes as melhores práticas de gestão de negócios, vendas, melhoria de produto e propriedade intelectual.

 

Na Edição Centro, participaram como mentores como Luís Aparício, da Sovena, e Catarina Maia, do INESC TEC. Já na Edição Alentejo, alguns dos mentores foram Pilar Morais, da Frulact, e Inês Neves, da ValorSul.

 

Para assistir às apresentações, aceda às páginas da Edição Centro e da Edição Alentejo, para se inscrever.

 

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.