Loading...

Vencedor da distinção BfK com mais de 80 mil unidades vendidas e 10 prémios internacionais

Há apenas três anos, a Mater Dynamics formou-se para concretizar o QStamp®, um sensor inteligente num substrato flexível (como uma etiqueta) que, sem recurso a bateria, consegue medir variáveis tais como temperatura, luz, humidade e força/pressão. A sua aplicação autocolante permite ser facilmente utilizada em qualquer embalagem ou material ajudando, por exemplo, retalhistas alimentares, consumidores e gerentes de restaurantes a gerir melhor os seus produtos alimentares.

 

Inicialmente muito focado no setor do retalho alimentar, o QStamp® está atualmente a "ser usado na monitorização de ativos em espaços aberto e/ou fechado e em modelos preditivos em equipamentos industriais”, adianta Tiago Cunha Reis, fundador e CEO da Mater Dynamics.

 

Um dos fatores que contribuiu para o reconhecimento da empresa foi a conquista, em 2017, da distinção BfK, da Agência Nacional de Inovação, e do Prémio PT Inovação (antecessor do atual AIIA - Altice International Innovation Awards).

 

“Após esta atribuição, a marca e o produto alcançaram a maturidade nos mercados nacional e internacional. Em 2018, arrancámos com os primeiros pilotos internacionais e consolidámos comercialmente alguns clientes em Portugal. No mesmo ano, completámos a otimização do processo de fabrico industrial”, conta Tiago Cunha Reis.

 

A empresa já recebeu cerca de 10 prémios internacionais de inovação na Europa e na Ásia e as etiquetas QStamp® são hoje comercializadas em países como Portugal, Espanha e Reino Unido. A Mater Dynamics conta já com mais de 80.000 unidades vendidas, 62,5% das quais este ano. Para o próximo ano, mesmo sendo conservador, o CEO aponta para um crescimento de 35%.

 

O BfK é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.