Loading...

Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia arranca no Centro e no Alentejo

Candidaturas para edições nestas regiões do país encerram a 21 de fevereiro

 

Depois do roadshow pelo norte do país, cuja edição decorre até 28 de fevereiro, o Born from Knowledge (BfK) Rise arranca agora no Centro e no Alentejo. As candidaturas para as edições nestas duas regiões decorrem até 21 de fevereiro, estando agendados diversos Roadshows pelo país: Universidade do Minho, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro. Lançado pela ANI, o BfK Rise tem como objetivo valorizar resultados de I&D de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional que possuam potencial de comercialização.

 

Com a expectativa de apoiar 24 grupos de investigação, o BfK Rise tem três edições: Norte, Centro e Alentejo. Em cada uma das regiões, e no seguimento do processo de sensibilização e envolvimento de investigadores interessados na iniciativa, acontecerão três bootcamps diferentes (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e "vender" a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day.

 

As sessões do Roadshow do programa no Centro e no Alentejo têm como missão incentivar os investigadores, académicos e estudantes a candidatarem os seus projetos por forma a serem acelerados através de uma metodologia que promoverá o desenvolvimento dos seus serviços/produtos até uma possível vertente de comercialização.

 

A agenda das primeiras sessões de trabalho contempla um conjunto de atividades que visam a preparação de um Business Model Canvas, a análise de Competidores e a apresentação de propostas de Minimum Viable Product (MVP) para cada projeto. Por outro lado, as ações de mentoria funcionam como um elo de ligação entre cada atividade e representam um suporte essencial à curva de aprendizagem e desenvolvimento dos grupos. Empreendedores, inovadores, startup founders e cientistas, com trajetórias e formações diversas, vão orientar os participantes bem como transmitir as melhores práticas de gestão de negócios, vendas, melhoria de produto e propriedade intelectual. 

 

Os mentores convidados para participarem na Edição Norte do BfK Rise foram Bruno Abreu (Scubic), Carlos Cerqueira (IPN), Catarina Maia (INESCTEC), David Carvalhão (Consilience Ventures), David Magboulé (Lab to Market), Fernando Moreira (INOV INESC), Joana Carrilho (Universidade do Porto Inovação), Joana Melo e Luís Moutinho (NU-RISE), João Borga (Start Up Portugal), João Montenegro (Ubbu), Marcelo Lebre (Remote), Paulo Dimas (Unbabel), Pedro Bandeira (Red Angels), Rita Romão (Imagens de Marca), Rogério Nogueira (Watgrid) e Rossana Palácios (Moviin).

 

No Centro e no Alentejo, as atividades decorrerão de acordo com o seguinte calendário:

 

Edição Centro, Coimbra

21 de fevereiro de 2020

Encerramento das candidaturas para esta edição.

28 de fevereiro de 2020

Anúncio dos projetos selecionados para esta edição.

5 de março de 2020

1º Bootcamp.

6 de abril de 2020

2º Bootcamp.

7 de maio de 2020

3º Bootcamp

16 de junho de 2020

Demo Day dos projetos da Edição.

 

Edição Alentejo, Évora

21 de fevereiro de 2020

Encerramento das candidaturas para esta edição.

28 de fevereiro de 2020

Anúncio dos projetos selecionados para esta edição.

6 de março de 2020

1º Bootcamp.

7 de abril de 2020

2º Bootcamp.

8 de maio de 2020

3º Bootcamp

18 de junho de 2020

Demo Day dos projetos da Edição.

 

As candidaturas, até 21 de fevereiro, deverão ser feitas neste link.

 

De referir que o BfK Rise integra-se no programa Born from Knowledge, que a ANI criou com o objetivo de promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal através de cinco frentes distintas de atuação – além do BfK Rise, BfK Ideas, BfK Awards, BfK Transfer e BfK Champions –, realizando-se no âmbito do projeto SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.