Loading...

Nautilus quer ajudar a melhorar condições de vida dos refugiados

A final do BfK Ideas distinguiu, no passado dia 10, as quatro melhores ideias de negócio provenientes de Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Na categoria “Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção”, a Nautilus, da Universidade de Évora, foi o projeto vencedor.

 

Iniciado em 2015, a ideia de Inês Secca Ruivo e Cátia Bailão Silva consistiu na construção de uma tenda biónica, que tem como principal objetivo ajudar as pessoas em risco humanitário. Além de facilmente transportável, a tenda Nautilus é feita à base de um tecido com propriedades hidrofílidas e hidrofóbicas, o que permite recolher, recuperar e converter a humanidade ambiental em água limpa e segura para ingestão.

 

Apesar de ter sido concebida para apoiar pessoas com uma situação humanitária particularmente complexa, a tenda está pronta a ser comercializada também para o público em geral. Com uma montagem e desmontagem simples, a tenda é ideal para transportar confortavelmente em caso de deslocação.
As vencedoras do BfK Ideas 2019 pretendem produzir e distribuir tendas Nautilus a partir de 2022.

 

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.