Loading...

Distinção BfK AWARDS atribuída a projeto MagCyte

O MagCyte recebeu a distinção BfK AWARDS atribuída no âmbito do i3S-Hovione Capital Health Innovation Prize. Este projeto inovador permite o diagnóstico de cancro até 4 anos antes de este ser diagnosticável através das técnicas de imagiologia usadas atualmente. O MagCyte pretende expandir as fonteiras na deteção do cancro, possibilitando assim o seu tratamento num estágio precoce.

Esta solução, que promete salvar milhões de vidas, deteta desde o início da carcinogénese as Células Tumorais Circulantes (ou CTCs), tipicamente responsáveis pelo aparecimento de metástases. O MagCyte foi desenvolvido por investigadores do INESC-MN e do INESC-ID, ambos laboratórios associados do Instituto Superior Técnico.

O grande vencedor do i3S-Hovione Capital Health Innovation Prize foi um novo teste de diagnóstico para Cancro do Ovário baseado num marcador do plasma. O prémio de 35 mil euros em fundos e serviços vai agora ser usado pela equipa internacional, constituída por investigadores da Swansea University College of Engineering (Reino Unido) e do INL (Braga) para fazer a transição deste projeto para o mercado.

O i3S-Hovione Capital Health Innovation Prize é um prémio internacional criado este ano que visa distinguir ideias inovadoras na área da saúde.

Notícias Relacionadas:

Dispositivo deteta cancro do ovário em poucos minutos através de gota de sangue (in Diário de Notícias)