Loading...

BfK Rise junta agentes de inovação nacionais e investigadores académicos

AgroGrIN Tech, FabInventors, Briing, BackBone, Agit App e SciTur (Bastos) foram os projetos finalistas selecionados para a Edição Norte.

 

O arranque oficial do BfK Rise, o Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia que tem como objetivo suportar a transformação de projetos de investigação científica em potenciais modelos de negócio, decorreu na passada sexta-feira, no Porto Design Factory. Este foi o ponto de partida para o envolvimento de empreendedores, inovadores e startup founders nacionais enquanto mentores dos projetos selecionados. 

 

Com a expectativa de apoiar mais de 20 grupos de investigação, o BfK Rise contará com três edições - Norte, Évora e Coimbra – em que as equipas terão a oportunidade de participar em bootcamps, pitch training e Demo Days. A agenda das primeiras sessões de trabalho contempla um conjunto de atividades que visam a preparação de um Business Model Canvas, a análise de Competidores e a apresentação de propostas de Minimum Viable Product (MVP) para cada projeto. 

 

As ações de mentoria, que vão decorrer ao longo dos três meses da Edição Norte, funcionam como um elo de ligação entre cada atividade e representam um suporte essencial à curva de aprendizagem e desenvolvimento dos grupos. Empreendedores, inovadores, startup founders e cientistas, com trajetórias e formações diversas, vão orientar os participantes bem como transmitir as melhores práticas de gestão de negócios, vendas, melhoria de produto e propriedade intelectual. 

 

Os mentores convidados para participarem na Edição Norte do BfK Rise são: Bruno Abreu (Scubic), Carlos Cerqueira (IPN), Catarina Maia (INESCTEC), David Carvalhão (Consilience Ventures), David Magboulé (Lab to Market), Fernando Moreira (INOV INESC), Joana Carrilho (Universidade do Porto Inovação), Joana Melo e Luís Moutinho (NU-RISE), João Borga (Start Up Portugal), João Montenegro (Ubbu), Marcelo Lebre (Remote), Paulo Dimas (Unbabel), Pedro Bandeira (Red Angels), Rita Romão (Imagens de Marca), Rogério Nogueira (Watgrid) e Rossana Palácios (Moviin). Esta é uma rede dinâmica que poderá crescer ao longo da emissão.


A Edição Norte estende-se até 28 de fevereiro de 2020 e culmina com o Demo Day. As etapas de Coimbra e Évora têm as candidaturas abertas até 21 de fevereiro e os eventos decorrem até junho do próximo ano.

 

As sessões vão ser disponibilizadas online.

 

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do projeto SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.