Loading...

BfK Rise arranca em força no Norte do país

Durante três meses, a edição Norte do BfK Rise disponibilizou acompanhamento e capacitação intensivos, mentoria e metodologias do universo empreendedor a seis projetos académicos. Hoje estão mais preparados para o mercado e as suas ideias ganharam força.

 

Depois de três bootcamps e diversas sessões de mentoria (de negócios, mercado e produto) acompanhadas por especialistas das mais diferentes áreas, a edição Norte do BfK Rise terminou com um Demo Day, no passado dia 28 de fevereiro, no Porto. Ao longo de uma tarde, os quatro projetos capacitados apresentaram e defenderam os seus pitches finais frente a um painel de especialistas e investidores.

 

Eduardo Maldonado, presidente da Agência Nacional de Inovação, assegura que o BfK Rise é uma ferramenta muito importante, sobretudo no apoio dado aos projetos no processo de aproximação ao mercado. Para o presidente da ANI, “é muito difícil, na fase do nascimento de uma ideia ter apoios e investimento” e, por isso, “a possibilidade de participação neste género de programas é, muitas vezes, imprescindível para os novos modelos de negócio”.

 

 

De ideias a verdadeiros negócios: os projetos da Edição Norte em detalhe.

 

A edição Norte do Bfk Rise juntou projetos de áreas muitos distintas que vão da saúde e bem-estar à modelação 3D.

 

A Briing consiste num Marketplace descentralizado que permite a agregação de ordens de compra por parte dos consumidores e, consequentemente, aumentar o seu poder de compra face aos fornecedores, uma vez que o cliente terá acesso a produtos com custos mais reduzidos. Segundo João Martins, um dos membros da equipa, o BfK Rise permitiu que a Briing “chegasse a uma versão mais sólida da ideia inicial.”

 

A equipa da Agit app está a desenvolver uma tecnologia que recorre à visão computacional e inteligência artificial para reconhecer o exercício físico em tempo real, usando apenas a câmara de um smartphone. O objetivo é que esta ferramenta seja capaz de fornecer informação sobre a postura e progresso do exercício.

 

O projeto da FabInventors é uma Impressora 3D modular, escalável e colaborativa, que permite a impressão rápida de peças de grandes dimensões, mantendo todo o detalhe. O processo é feito com recurso a múltiplas cabeças de impressão independentes e colaborativas. Este projeto está focado no desenvolvimento de sistemas de fabrico que permitam o aumento das dimensões das peças fabricadas ou o aumento do volume de produção, sem que se tenha que aumentar o tempo de fabrico, mantendo a precisão sub-milimétrica e a qualidade do acabamento. Nuno Frutuoso, um dos membros da equipa, garante que estão agora “mais capazes de continuar, com um plano muito mais definido e sabendo quem são os potenciais clientes”.

 

A AgroGrIN Tech nasceu de um doutoramento e venceu a categoria “Recursos Naturais, Ambiente e Alterações Climáticas” da edição 2019 do concurso de ideias do BfK, que lhe valeu entrada direta no BfK Rise. Esta é uma solução que codifica o design e a aplicação de processos dentro das indústrias de processamento de frutas, contribuindo para a valorização dos resíduos produzidos por estes alimentos na economia circular. O objetivo é a separação dos ingredientes específicos e naturais dos resíduos da fruta para que possam gerar novos produtos alimentares. Para Ana Vilas Boas, uma das promotoras da AgroGrIN Tech, o Bfk Rise foi ideal para que “a ideia fosse desenvolvida ao nível de negócio e de estratégia de marketing”, algo que estava pouco estruturado.

 

O BfK Rise é o Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia promovido pela Agência Nacional de Inovação, cujo objetivo é valorizar os resultados de I&D e de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com potencial de comercialização. A edição Norte terminou com um sentimento de dever cumprido e a iniciativa avança agora para as edições Centro e Alentejo.

 

 

O BfK é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.