Loading...

Nuno Ribeiro




“O programa de imersão do BfK Ideas 2017 foi muito importante para o nosso projeto pela mudança de perspetiva que proporcionou. Enquanto investigadores, não estamos acostumados a pensar em termos de modelo de negócio nem de potencial de mercado das nossas ideias. Este programa “inundou-nos” com conceitos essenciais para pensar na aplicabilidade prática das nossas ideias e permitiu-nos valorizar o projeto de um modo informado com efeitos na sustentabilidade financeira do negócio potencialmente associado. Podemos dizer que este programa foi essencial para entendermos que uma boa ideia é apenas o primeiro passo de um longo caminho até ao sucesso.

O programa de imersão foi também importante para percebermos como comunicar as nossas ideias e conceitos junto de potenciais investidores através do pitch. Conseguir destilar conceitos científicos complexos para os apresentar junto de um público fundamentalmente leigo do ponto de vista científico é uma aprendizagem que será certamente útil em várias áreas incluindo a comunicação de ciência.

As técnicas apreendidas durante o programa permitiram melhorar muito a forma como o projeto era comunicado e teve consequências interessantes. Pouco tempo depois do programa de imersão ter acabado vencemos o Santa Casa Challenge 2017 na área da saúde, o que permitiu dar continuidade ao desenvolvimento do projeto e garantiu a nossa presença na Web Summit 2018, onde iremos certamente colocar em prática tudo o que aprendemos durante o programa de imersão.

Em jeito de conclusão, podemos afirmar que este programa permitiu limar algumas arestas e maturar a nossa ideia, ao mesmo tempo que equipou o nosso projeto com ferramentas essenciais para comunicar com potenciais parceiros de um modo muito mais eficaz.”